segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Superdotação/ Altas habilidade

Conceito:
As crianças superdotadas primeiramente são crianças e, depois, superdotadas. Elas são iguais às outras em seu desenvolvimento motor e neurológico. O que acontece é que o desenvolvimento mental foge a sintonia das demais. Seu desenvolvimento intelectual e emocional normalmente não é compatível com a sua idade, o que gera uma discrepância em relação aos seus colegas: eles podem ser muitos hábeis em ciências e não se interessar pelas demais disciplinas curriculares, por exemplo, podem tirar notas baixas ou não gostar do estudo formal.
A política traçada em 1971 definiu os princípios doutrinários da Educação Especial para os alunos superdotados, a partir do conceito que considerava crianças superdotadas e talentosas as que apresentassem notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criador ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes visuais, dramáticas e musicais; capacidade psicomotora. (Brasil, 1976, p. 2; Novaes, 1979, p. 31)

Características:
*Perfeccionismo; Perceptividade; Necessidade de estimulação mental; Necessidade de precisão e exatidão; Senso de humor; Sensibilidade / empatia; Perseverança; Autoconsciência; Não conformidade; Questionamento da autoridade; Introversão.

O papel de Família e da Escola no desenvolvimento de crianças superdotadas


O papel da família é imprescindível no desenvolvimento das crianças superdotadas, algumas horas dedicadas a conhecer a respeito de como e o que pensam os filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, contribui para ativar a capacidade de raciocínio deles. É provocá-los à reflexão. É ajudá-los a pensar com profundidade sobre suas idéias. É estimular as habilidades a rever seus pontos de vistas. É formá-los para a autonomia, mas também é uma oportunidade ímpar para aprender com eles.
As famílias nem sempre possuem as condições materiais necessárias para oferecer o que seus filhos necessitam, mas isso não pode ser um obstáculo na hora de buscar oportunidades e recursos que atendam ás necessidades e interesses dos mesmos na comunidade em que vivem.
É aqui que a escola assume importância maior, disponibilizando atendimento educacional especializado, materiais didáticos apropriados para cada habilidade. Além disso, precisa apresentar flexibilidade curricular para os que já dominam os conteúdos que estão sendo abordados e adequação nas avaliações que, muitas vezes, priorizam a progressão de série.
A escola específica para essas crianças é aquela onde devem ser respeitadas as necessidades educacionais de cada uma delas, esses alunos, como especiais, precisam de atenção e de cuidados educacionais adequados à sua condição.

Pergunta: Para a educadora Maria Clara Sodré, doutora em educação de superdotados pela Universidade de Columbia (EUA), criminosos como Fernandinho Beira-Mar e Marcola podem ser exemplos claros de superdotados cujas potencialidades não foram aproveitadas nas escolas. “Ambos na chegariam à perfeição do crime se não fossem brilhantes”, diz Maria Clara. Tendo com base essa afirmação queremos sua opinião em relação ao papel da escola na educação de superdotados.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Apresentação sobre Deficiência Visual

Descreva sua opinião em relação ao filme, inserindo comentários sobre o asunto Deiciêncial Visual.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Surdez

Conceito:
Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição,pode ser de nascença ou adquirida por fatores de doenças.
Como qualquer outro conceito, sofre mudanças e se modifica no transcurso da história.
Estamos atravessando um momento de redefinição deste conceito(Behares,2000,p.1).

LIBRAS:
- Charles Michel LÉpée nascido em 25 de novembro de 1712, em Versailles, falecido em 2de dezembro de 1789 em Paris. Considerado “Pai dos Surdos”.
- Influenciado por teorias vigentes na época o abade convenceu-se que os surdos são capazes de possuir linguagem.
- Certa vez conheceu duas irmãs surdas, que se comunicavam utilizando uma linguagem de sinais. Decidiu assim, dedicar-se ao cuidado dos surdos.
- Em meados da década de 1760, fundou um abrigo que ele próprio sustentava financeiramente. Tornando-se a primeira escola de surdos mundialmente aberta ao público,o Instituto Nacional de surdos-mudos, em Paris.

MÉTODOS EDUCACIONAIS:
- Fazia uso dos gestos ou da linguagem de sinais, baseando-se no princípio de que “ao surdo-mudo deve ser ensinado através da visão aquilo que às outras pessoas é ensinado através da audição.”
- Um aspecto curioso de sua prática como professor é que , embora tenha aconselhado professores (ouvintes) a aprender a língua dos sinais para instrução dos estudantes surdos, ele próprio não usava a língua gestual nas suas aulas.
- Ao contrário, ele desenvolveu um método usando algum léxico da língua gestual, combinado com gestos inventados que representavam as terminações verbais, artigos e verbos auxiliares da língua francesa.

LEIS:
- Libras- Lei Federal- Língua de Sinais- Regulamentação da- maio/2005
R- egulamentada a Lei n.° 10.436,de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de sinais
- Lei n.° 8.160- De 08 de janeiro de 1991
- Dispõe sobre caracterização de símbolo que permita a identificação de pessoas com deficiência auditiva.
- Regulamentação da Lei da Acessibilidade n.°10.048 de 08 de novembro de 2000
- Projeto de lei n°/2004. Reconhecimento da Profissão de Intérprete Libras(da sra Maria do Rosário)

Faça uma reflexão sobre a história de Amanda-amanda. Colocando-se no lugar dela.
Crie um texto reflexivo de como o ambiente escolar está preparado para trabalhar a inclusão. Podendo fazer uma comparação com o vídeo “A surdez e o desafio da inclusão escolar”.