terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DESENHO UNIVERSAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA – NOTURNO
DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:FUNDAMENTOS
ACADÊMICAS: CINDIA JESANA M. M. DA SILVA,INDYELEFONTOURA,
NATHANA FERNANDES,TATIANA MARTINS

ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA ASSISTIVA E DESENHO UNIVERSAL
TECNOLOGIA ASSISTIVA: é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. Por exemplo, adaptações de teclado, de mouse, software especiais, etc.Pode-se classificar nas seguintes categorias:
• Auxílios para a vida diária e vida prática;
• CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa;
• Recursos de acessibilidade ao computador;
• Sistemas de controle de ambiente;
• Projetos arquitetônicos para acessibilidade;
• Órteses e próteses;
• Adequação Postural;
• Auxílios de mobilidade;
• Auxílios para cegos ou para pessoas com visão subnormal;
• Auxílios para pessoas com surdez ou com déficit auditivo;
• Adaptações em veículos;

ACESSIBILIDADE: Possibilidade e capacidade de pessoas com algum tipo de capacidade reduzida tenham para acender e utilizar meios físicos, de comunicação, produtos e serviços. Destacamos alguns aspectos nos quais estas mudanças devem ser efetivadas:
• ARQUITETÔNICA:
• COMUNICACIONAL
• INSTRUMENTAL
• METODOLÓGICA
DESENHO UNIVERSAL: A idéia do Desenho Universal é evitar a necessidade de ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiência, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos. Conheça os 7 princípios do Desenho Universal:
1- Equiparação nas possibilidades de uso O design é útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas.
2- Flexibilidade no uso O design atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades.
3- Uso Simples e intuitivo O uso do design é de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário.
4- Captação da informação O design comunica eficazmente ao usuário as informações necessárias, independentemente de sua capacidade sensorial ou de condições ambientais.
5- Tolerância ao erro O design minimiza o risco e as conseqüências adversas de ações involuntárias ou imprevistas.
6- Mínimo esforço físico O design pode ser utilizado com um mínimo de esforço, de forma eficiente e confortável.
7- Dimensão e espaço para uso e interação O design oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho, postura ou mobilidade do usuário.

PERGUNTA:Na suas experiências sociais e escolares, qual foi a sua percepção a respeito da presença de recursos tecnológicos auxiliadores para o processo de aprendizagem e bem estar das pessoas com deficiência física ou dificuldade de mobilidade? Destaque também a sua percepção a respeito das barreiras arquitetônicas e metodológicas na instituição escolar, através de uma opinião critica a respeito do assunto.

3 comentários:

  1. (Eliziane - Pedagogia - T04 - Noturno)

    Achei muito interessante tudo que já foi inventado para facilitar a aprendizagem e a comunicação das pessoas com deficiência, coisas que nunca imaginei que pudessem existir, muito bom. Na minha percepção os recursos tecnológicos ainda são escassos, sobre os recursos já inventados muitos deles nunca tinha visto, os mais conhecidos são para pessoas cegas. Acredito que o Brasil poderia investir mais nestas tecnologias, incentivar os projetos acadêmicos nos cursos de tecnologia e sistemas de informação para que desenvolvam ferramentas a fim de facilitar o trabalho dos professores em sala de aula, favorecendo assim a inclusão. Após conhecer um pouco mais sobre o assunto percebo que ainda temos muito a aprender e avaliar sobre o que está faltando para as escolas e a sociedade. Ainda são muitas as barreiras arquitetônicas e metodológicas que precisam ser vencidas e conhecidas, somente exigindo e buscando mais é que poderemos proporcionar melhores condições e qualidade de vida aos que tem necessidades especiais. Educação é um direito de todos, qualidade de vida também.

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  2. querida professora ana claudia, gostaria de saber como vai ficar minha nota final,pois estava hospitalizada no dia da apresentação , meu o atestado comprovando foi entregue.
    mandei um e-mail para a senhora ,dia 26 , mas não obtive resposta,por isso resolvi postar aqui no blog com esperança que sua monitora leia. Gostaria de saber se vou ficar em exame ou a senhora fará mais alguma avaliação?
    Desde já agradeço a atenção e me desculpo pelo transtorno.
    um grande abraço
    cristiane pairé de oliveira

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  3. Quando fiz o antigo primeiro grau as tecnologias eram poucas muito menos se via falar em sala de recurssos por exemplo.HOJE tenho observado que algumas escolas já tem a sua sala de recursos como foi relatado na PED.
    Aqui na UFSM os alunos com necessidades especiais recebem um mini computador para revolver suas atividades .Acredito que as coisas aos poucos estão melhorando, assim como tudo na vida leva tempo para se ajustar,na UFSM obsevo que no hospital tem banheiros adaptados, já no CE pelo menos no andar que tenho aula não tem.Tenho visto rampas de acesso na maioria dos locais públicos,placas indicando o local destinado as pessoas especiais.

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