segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DOCENTES DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL




12 a 15 de Janeiro- Vestibular

18 a 23 de Janeiro- Exame

20 comentários:

  1. O filme meu nome é Radio retrata bem a realidade, o preconceito e as dificuldades que as pessoas com necessidasdes educacionais sofrem ao serem incluídas em ambientes planejados para pessoas ditas "normais". Outro fato a ser destacado é resistência do conselho escolar em respeitar a posição do professor, o conselho age de forma preconceituosa e o professor mesmo acreditando no potencial daquele aluno é de certa forma "podado" pelo preconceito que está dentro e fora da escola. Ele (professor) precisa ter muita coragem para defender suas convicções, quando elas vão contra as normas da escola.

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  2. Anônimo disse... Stefanie Rambo Barasuol.
    No filme pode-se perceber que o professor estava empenhado em inserir o aluno com deficiência na escola e também na sociedade, mas o conselho desaprova a titude do professor, pois acredita que este aluno será incapaz de aprender e só irá trazer problemas por ser diferente dos demais colegas, apenas por ele precisar de um pouco mais de atenção e paciência por parte do professor, devido a sua deficiência aprenderá de maneira mais lenta.
    Bem, a verdade é que na maioria das vezes as pessoas com deficiência são tratadas diferentemente das outras, sobrem com preconceitos e são privadas de suas liberdades. Isso porque a sociedade os encara como seres inferiores.É no ambiente escolar onde estas pessoas sofrem maior preconceito, pois as escolas ainda não estão capacitadas para atender estes alunos. A falta de preparo para trabalhar a diversidade dentro das escolas mostra que a educação precisa de reforma. As instituições trabalham e educam ha anos da mesma forma, mas é necessário buscar meios para atender as necessidades da sociedade como um todo.

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  3. No pequeno trecho do filme “Meu Nome é Rádio”, reflete bem a realidade em que vivemos, no que se refere à inclusão escolar.
    Pois apesar de existir uma lei onde que diz que deficientes têm o direito de freqüentar uma escola regular, ao mesmo tempo, há diversas opiniões no que se refere no cumprimento desta lei.
    Na cena apresentada, podemos analisar quatro posicionamentos distintos em relação à inclusão:
    => o desejo do professor, em ajudar seu aluno;
    => a indiferença, o preconceito, por parte dos colegas, que já trazem este pensamento formado de casa;
    => o papel da direção da escola, que apenas assume suas responsabilidades perante a lei;
    => o representante do conselho, que justifica seu posicionamento, dizendo que o aluno incluso prejudicará o desenvolvimento das demais crianças.
    A inclusão escolar foi criada, com o objetivo de uma reforma educacional, no sentido de romper com o preconceito, transformando a sociedade; onde todos possam usufruir os mesmos direitos.
    Mas como romper com este preconceito, com esta discriminação social, onde o diferente torna-se algo estranho, adverso. Onde encontramos professores despreparados para trabalhar com estes alunos, e por fim, acabam não conseguindo contribuir positivamente em sua sociabilização.
    É preciso que esta medida seja estudada mais a fundo, para que pessoas, crianças como estas possam ser ajudadas no seu desenvolvimento pessoal e na superação de seus limites.

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  4. Comentário Sobre o Filme “Meu Nome é Rádio”
    O filme retrata e existência, na atualidade, do preconceito às pessoas com deficiência e em especial aos mentais, aliado ao fato da falta de atitude, apoio ou indefinição da diretora acerca do "problema" criado pelo seu funcionário, o professor.
    Esta breve passagem do filme corrobora os dados históricos de que esse tipo de deficiência sempre foi tratado com descaso, contrariamente aos deficientes físicos, cegos, surdos e mudos e a falta de apreço dos colegas do deficiente do filme quando o professor deixa a sala aos seus cuidados para atender chamado da direção, confirma isso.
    O tema deficientes mentais em sala de aula regular parece ter muito mais divergências do que apoio ou aprovação; no mínimo, os votos de consentimento ou ratificação ainda estão ancorados ou dissimulados num sentimento humano chamado "pena"- (o coitadinho).
    Será que o aluno do filme está sendo beneficiado no quesito "educação"? Devemos partir do pressuposto que os alunos ditos normais, por esforço nato alcançarão seus objetivos com pouco ou médio esforço ao passo que os def. mentais, nesse quesito, sempre estarão em desvantagem.
    Além disso, o tempo a ser dedicado ao aluno com def. mental é várias vezes superior ao tempo dispensado aos “normais” e diretamente proporcional também, maior é o tempo necessário para que esses alunos assimilem algo; por esse motivo deveriam ser feitas estatísticas para que sejam conhecidos resultados positivos em favor dos alunos com deficiência mental inseridos em escolas regulares.
    O tema é complexo. Acredito que o homem não precisaria ter criado leis para inserir pessoas com necessidades especiais em sala de aula ou mesmo na sociedade, porque esta posição já lhes pertence desde o dia do seu nascimento, pelo fato sermos todos iguais ante a lei e também aos olhos do Criador.
    Porém, os alunos com deficiências mentais devem ser alvo de estatísticas para efetivamente comprovar que estejam sendo beneficiados, pelo menos, no quesito respeito, humanismo, coleguismo, amizade e até socialização, porque o filme comprova que o aluno especial “integrado” nessa escola regular está sendo vítima de um dos mais pejorativos sentimentos humanos: o DESPREZO, superior até ao sentimento dos seus colegas de não tê-lo como colega de sala.
    Enquanto não houver proposta melhor para o caso, concordo com a inserção. Mas os estudos para comprovação do benefício ao lado mais fraco deveriam ser realizados, sob pena de prejudicá-los ainda mais.
    Paulo Ricardo

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  5. PERGUNTA SOBRE A AULA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO DIA 22/09/2009

    Tomando como fundamento a explanação em sala de aula acerca do tema EDUCAÇÃO ESPECIAL – Antiguidade, Idade Média, Séculos XX , XXI e no Brasil, escolha uma das cinco alternativas abaixo e faça um breve comentário manifestando a sua opinião sobre como o evento mundial (o escolhido) influenciou as sociedades do mundo inteiro a despertar para uma maior preocupação para com as pessoas com necessidades especiais?
    a) O fim do período da Inquisição (a igreja em posição de retranca ante a sociedade);
    b) O Renascimento;
    c) A Revolução Francesa;
    d) A Conferência Mundial Sobre Educação para Todos - (cidade de Jontiem – Tailândia), em 1990;
    e) A Conferência Mundial Sobre Educação Especial – (cidade de Salamanca, na Espanha), em 1994.

    Paulo Ricardo/Lúcio Lima/Simone. = (220909)

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  6. A Conferência de Salamanca em 1994, ajudou muito às pessoas a darem mais valor a pessoas com nessecidades especiais e ajudou para que surgissem mais coisas para ajudar os deficientes.A partir daí, na minha opinião as coisas foram melhorando, pois como a gente viu na apresentação do trabalho, os deficientes sofreram muito com a exclusão e a partir daí começou a se pensar mais nessas pessoas com necessidades especiais.Como o Paulo disse, as coisas precisam melhorar muito ainda mas também já sofreram um grande avanço.

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  7. poisée tem algo errado eu acho...não foi postado pela profª, foi o Paulo qm postou a pergunta...

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  8. Não estava em aula quando o grupo 1 se apresentou, vai ficar dificil responder às perguntas sem um resumo... e está muito confusa esta postagem....tudo misturado!

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  9. Adriane Regio
    Foi na Conferência Mundial Sobre Educação Especial, composta de educadores,pais e grupos de defesa dos direitos humanos que surgiu um novo olhar a nível internacional,para que as pessoas com necessidades especias tivessem mais oportunidades de estarem incluidas dentro de uma sala de aula. Na Conferência de Salamanca que surgiu uma maior preocupação mundial com as pessoas com necessidades especiais. Adriane Regio
    27 de Setembro de 2009 12:38

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  10. b) O Renascimento...

    Foi com o Renascimento que o homem encontrou a mudança, onde eram ignoradas e rejeitadas as pessoas com necessidades especiais, e passam a ser então pessoas com direitos e deveres iguais. É no Renascimento também, que começam a surgir os interessados por esse assunto, como o Bauer, que deu a introdução d emétodos de estudo de um surdo-mudo através da escrita e também como o frade Pedro Ponde de Léon, que dedicou-se a educação de 12 crianças surdas e teve mais sucesso, onde publicou o livro "Doctrina para los surdos-mudos" e foi quem iniciou o método de ensinos para surdos - Oralidade.

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  11. Andressa Diniz

    Não era para ser uma pergunta problemas???Para haver uma discussão em torno das nossas opiniões???

    Conferência Mundial Sobre Educação Especial – (cidade de Salamanca, na Espanha), em 1994, foi um evento mundialmente significativo e pode ser considerado um marco da proposta de inclusão. Pois a Conferência de Salamanca tratou de temas referetes à possibilidade de educação para todos dando uma nova direção ao conceito de necessidades educativas especiais.
    Foi a partir daí que houve uma maio preocupção com a inclusão de pessoas com necessidades especias. O tema teve um maior destque e os países começaram a reformular suas leis para atender a inclusão.

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  12. Fica difícil escolher uma alternativa, porque uma é consequência da outra, e ao longo da história todas foram importantes para o processo de inclusão dos deficientes.
    Como vimos no trabalho durante a inquisição os deficientes, eram considerados aberrações, o homem era visto como imagem e semelhança de DEUS "perfeito", essas pessoas eram abandonadas e até sacrificadas, quando não eram submetidas ao ridículo em circos e feiras.
    Creio que a revolução francesa com o pensamento de igualdade, fraternidade... foi o primeiro passo que impulsionou a repensar sobre essas pessoas excluidas da sociedade.
    A conferência mundial sobre educação especial foi muito importante, nos trouxe uma reflexão:
    a escola é para todos, é uma necessidade e todos tem dirieto de frequenta-lá, por isso a preocupação da inclusão e da qualidade de ensino.
    Muitas coisas devem ser melhoradas, mas já houve avanços, um exemplo é que muitos deficientes, alguns anos atraz ficavam isolados, escondidos da sociedade, hoje já ocupam cargos em empresas e frequentam escolas públicas.

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  13. A Conferência Mundial Sobre Educação Especial – (cidade de Salamanca, na Espanha), em 1994 foi um evento marcante para a educação especial, já que veio a reafirmar o direito de educação a todos e renovou a garantia do mesmo já estabelecido pela Conferência Mundial Sobre Educação para Todos de 1990.
    Além disso, ressaltou, “proclamou” um elemento que julgo muito importante, o de que cada criança, cada índividuo tem características e necessidades de aprendizagem que lhes são própias e que então, as crianças deficientes físicas ou mentais têm também (como qualquer outra) sua maneira singular de aprendizado.

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  14. Com certeza a declaração de salamanca foi a mais importante pois veio para reafirmar a conferência mundial sobre educação, só que com mais objetivo os principios de valorização das pessoas com necessidades especiais e o reconhecimento dessas na sociedade.
    Para entendermos o que significa a inclusão, e que venha para suprir quaisquer que sejam suas necessidades como alunos e como indivíduos da sociedades.
    Para um ensino ser de qualidade a escola deve acolher a todos, e se adequar as necessidades que venham a aparecer. É um processo lento e difícil, mas não impossível onde a sociedade poderá tornar-se mais justa e igualitária para todos, onde haja respeito para com as diferenças.

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  15. Eliziane Maria Muraro Favarin – (UFSM-Pedagogia/T04-N)
    RESPOSTA:
    e) A Conferência Mundial Sobre Educação Especial – (cidade de Salamanca, na Espanha), em 1994.
    Na segunda metade do Século XX, um movimento composto por pais, educadores e Grupos de Defesa dos Direitos Humanos, começou a ser constituído em nível Internacional. Destacando-se a Conferência Mundial de Educação para Todos na Tailândia e Declaração de Salamanca como dois importantes acontecimentos a favor da Educação Especial desta época.
    Demorou muito tempo para isto acontecer, (é uma pena!) e agora mais do que nunca precisamos correr contra a máquina!
    Ser um educador capacitado é obrigação não mais um dever de cada professor, precisamos buscar a capacitação para o fator chave de promover o progresso no sentido de incluir cada vez mais. Estudantes de pedagogia precisam ser treinados para o exercício de sua futura profissão, na prática e não só na teoria. Juntos unindo forças numa cooperação para construirmos um mundo melhor e para se viver de maneira mais solidária.
    Que as crianças possam ser crianças, viver com dignidade e desenvolver suas capacidades cognitivas, que não sofram com a exclusão, que sejam reconhecidas na sua essência de simplesmente “ser criança”, que possam sonhar e realizar seus objetivos, e que sejam auxiliadas em suas necessidades de forma justa que não precisem implorar por isto.

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  16. Inspirada na Conferêcia Mundial de Educação Para Todos de 1990, a Conferência de Salamanca reuniu diversas organizações que nesta oportunidade reafirmaram o direito de pessoas com necessidades especiais independente de suas necessidades particulares a igualdade de oportunidade de serem incluídas em escolas regulares. Cada criança tem o direito de ensino e aprendizagem independente de suas necessidades; devido ao acesso de crianças, jovens e adultos a escolas regulares, estas instituições devem adequar-se para melhor atender estas crianças e suas necessidades, combatendo a discriminação, promovendo a interação destas crianças criando comunidades solidárias e abertas, construindo assim uma sociedade inclusiva.

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  17. PERGUNTA SOBRE A AULA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO DIA 22/09/2009

    Tomando como fundamento a explanação em sala de aula acerca do tema EDUCAÇÃO ESPECIAL – Antiguidade, Idade Média, Séculos XX , XXI e no Brasil, escolha uma das cinco alternativas abaixo e faça um breve comentário manifestando a sua opinião sobre como o evento mundial (o escolhido) influenciou as sociedades do mundo inteiro a despertar para uma maior preocupação para com as pessoas com necessidades especiais?
    a) O fim da Inquisição;
    b) O Renascimento;
    c) A Revolução Francesa;
    d) A Conferência Mundial Sobre Educação para Todos - (cidade de Jontiem – Tailândia), em 1990;
    e) A Conferência Mundial Sobre Educação Especial – (cidade de Salamanca, na Espanha), em 1994.

    GRUPO 1 (Paulo, Lúcio, Simone).
    EM TEMPO: A AULA ESTARÁ DISPONÍVEL TAMBÉM NO E.mail DA TURMA.
    (em breve)

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  18. e) A Conferência Mundial Sobre Educação Especial – (cidade de Salamanca, na Espanha), em 1994.

    Com a declaração de Salamanca, a idéia inclusão da classe especial na educação para todos se torna mais visível, gerando essa igualdade entre todas as crianças, argumentando a diferença entre elas como uma normalidade. Gerou também uma reforna nas leis e diretrizes do sistema educacional.
    Implementando para a modernidade os benefícios de uma parendizagem coletiva entre todas as crianças.

    CAMILA MORESCO POSSEBON

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