segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Superdotação/ Altas habilidade

Conceito:
As crianças superdotadas primeiramente são crianças e, depois, superdotadas. Elas são iguais às outras em seu desenvolvimento motor e neurológico. O que acontece é que o desenvolvimento mental foge a sintonia das demais. Seu desenvolvimento intelectual e emocional normalmente não é compatível com a sua idade, o que gera uma discrepância em relação aos seus colegas: eles podem ser muitos hábeis em ciências e não se interessar pelas demais disciplinas curriculares, por exemplo, podem tirar notas baixas ou não gostar do estudo formal.
A política traçada em 1971 definiu os princípios doutrinários da Educação Especial para os alunos superdotados, a partir do conceito que considerava crianças superdotadas e talentosas as que apresentassem notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criador ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes visuais, dramáticas e musicais; capacidade psicomotora. (Brasil, 1976, p. 2; Novaes, 1979, p. 31)

Características:
*Perfeccionismo; Perceptividade; Necessidade de estimulação mental; Necessidade de precisão e exatidão; Senso de humor; Sensibilidade / empatia; Perseverança; Autoconsciência; Não conformidade; Questionamento da autoridade; Introversão.

O papel de Família e da Escola no desenvolvimento de crianças superdotadas


O papel da família é imprescindível no desenvolvimento das crianças superdotadas, algumas horas dedicadas a conhecer a respeito de como e o que pensam os filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, contribui para ativar a capacidade de raciocínio deles. É provocá-los à reflexão. É ajudá-los a pensar com profundidade sobre suas idéias. É estimular as habilidades a rever seus pontos de vistas. É formá-los para a autonomia, mas também é uma oportunidade ímpar para aprender com eles.
As famílias nem sempre possuem as condições materiais necessárias para oferecer o que seus filhos necessitam, mas isso não pode ser um obstáculo na hora de buscar oportunidades e recursos que atendam ás necessidades e interesses dos mesmos na comunidade em que vivem.
É aqui que a escola assume importância maior, disponibilizando atendimento educacional especializado, materiais didáticos apropriados para cada habilidade. Além disso, precisa apresentar flexibilidade curricular para os que já dominam os conteúdos que estão sendo abordados e adequação nas avaliações que, muitas vezes, priorizam a progressão de série.
A escola específica para essas crianças é aquela onde devem ser respeitadas as necessidades educacionais de cada uma delas, esses alunos, como especiais, precisam de atenção e de cuidados educacionais adequados à sua condição.

Pergunta: Para a educadora Maria Clara Sodré, doutora em educação de superdotados pela Universidade de Columbia (EUA), criminosos como Fernandinho Beira-Mar e Marcola podem ser exemplos claros de superdotados cujas potencialidades não foram aproveitadas nas escolas. “Ambos na chegariam à perfeição do crime se não fossem brilhantes”, diz Maria Clara. Tendo com base essa afirmação queremos sua opinião em relação ao papel da escola na educação de superdotados.

16 comentários:

  1. Penso que a escola tem um papel bem importante na educação de superdotados.E devem estar atentos se alunos apresentarem características desse tipo, para poder ajudar eles a levarem essa superdotação adiante, mas por caminhos que eles possam ter um futuro melhor e que possam ser valorizados no mercado de trabalho.Também é importante que eles não percam a infancia por causa disso, que os pais e professores respeitem essas habilidades, mas não matem a infancia dessas crianças sobrecarregando-as.

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  2. Li em um artigo esses tempos sobre alguns mitos se crianças com superdotação eles muitas vezes são tidos como gênios, sabem tudo, sendo considerados um fenômeno raro ,vem de uma classe econõmica mais elevada.
    Devem freqüentar Escola Especial.
    Sempre usa óculos com lentes grossas.
    Visto como nerds.
    Mas são seres que não são compreendidos pela sociedade em que vivem.
    Acho que a educação especial de atuar nestes casos como uma alvanca a mais para o desenvolvimento desses seres, pois muitas vezes são discriminados por até mesmo não terem um diagnóstico destas habilidades.
    Pesquisando pela internet, encontrei exemplos de latas habildades e super dotação:

    -JOHN KENNEDY:
    famoso presidente dos EUA - recebia em seus boletins constantes observações de “baixo rendimento”, dificuldades em soletrar .

    -WALT DISNEY:
    cineasta, produtor, criador de personagens de desenhos animados, fundador do parque temático Disneylândia - despedido pelo editor de um jornal porque “não tinha boas idéias e rabiscava demais”


    - ALBERT EINSTEIN:
    criador da teoria da relatividade - tinha dificuldades de ler e soletrar e foi reprovado em matemática.


    ISAAC NEWTON:
    descobriu o cálculo, desenvolveu a teoria da gravitação universal, originou as três leis do movimento - tirava notas baixas na escola .


    DR. ROBERT JARVICK
    inventou o coração artificial - foi rejeitado por 15 escolas americanas de medicina.-

    BEETHOVEN:
    famoso pianista e compositor - considerado por seu professor de música “sem esperança como compositor ”

    Infelizmente hoje em dia as escolas ainda não estão preparadas para receber essas crianças, o que acontece são escolas especializadas em receber crianças infradotadas e uma ausência total de escolas preparadas para receber o superdotado. O talento humano é sem duvida a fonte de recursos mais promissora para o homem. No exercício diário em sala de aula e no convívio direto com as instituições voltadas à educação, percebe-se a urgente necessidade de mudanças, no sentido de adequar o desenvolvimento dessas crianças.

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  3. A escola tem um papel primordial em reconhecer auxiliar e fornecer a assistencia pedagogica para a educação de superdotados. Acho que a escola é a o orgão mais importante para canalizar essa supertodatação no sentido de que ela seja usada para coisas boas. Infelizmente hoje no nosso país isso é muito dificil as escolas não tem apoio e nem profissionais especializados para isso, nossos professores em geral não estão preparados.

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  4. A família e a escola tem função importantíssima para reconhecer em determinados alunos habilidades especiais como superdotação, uma vez detectada ambas devem trabalhar em conjunto aplicando atividades diferenciadas para desenvolver essas potencialidades.Sei que a nossa realidade escolar é precária, professores não estão preparados para trabalhar pedagógicamente com esse aluno especial, mas acredito que essa inclusão é possível.

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  5. A escola como sempre precisa saber lidar com as adversidades que acontecem no dia-a-dia no presente caso se fala em superdotados.O papel do professor neste caso, precisa desenvolver juntamente com o aluno esta habilidade de forma positiva em pró do total beneficio do aluno nunca o deixando de lado pois muitas vezes o aluno acaba sendo excluído por os colegas e as vezes também pelo professor.Caso a escola não de conta sozinha deverá procurar ajuda de outros profissionais que os auxiliem a desenvolver os potenciais desses alunos.

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  6. Andressa Vizzoto

    A escola tem um papel muito importante com os alunos superdotados, pois se não souberem como envolve-los pode ocorer uma exclusão do aluno do ambente escolar.
    Professores devem estar atentos a estes alunos, encontrar maneiras de desenvolver suas superdotações dentro da sala de aula.

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  7. Stefanie Barasuol.
    Acredito que o papel do professor e da escola na identificação do aluno superdotado ou talentoso é de fundamental importância. É o professor que, através do contato diário com o aluno, pode perceber sinais de um potencial superior e, assim, fazer uma primeira identificação desse indivíduo. Daí para frente, as relações estabelecidas com esse aluno serão de fundamental importância para o seu desenvolvimento. Nesse momento, a política de atendimento adotada pela escola poderá incentivar ou podar esse desenvolvimento. Programas de enriquecimento, estratégias de ensino e clima de sala de aula serão marcos na educação do aluno superdotado.
    É necessário que se desenvolvam estratégias educacionais que atendam as necessidades dos alunos superdotados e talentosos. Algumas práticas educacionais podem ser utilizadas para o trabalho com o aluno superdotado como o enriquecimento curricular, a aceleração, a compactação do currículo e a diferenciação curricular.

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  8. Graziani

    Identificar o aluno com altas habilidades e/ ou superdotação e saber como desenvolvê-las é um grande desafio para a educação. O aluno superdotado realiza tarefas com desempenho acima da média, envolvendo-se com ela, é extremamente criativo, confia em si mesmo para executar alguma tarefa importante, desenvolve com habilidade pensamentos abstratos, tem facilidade em resolver problemas e identificá-los. Esse aluno é confundido muitas vezes com uma criança hiper-ativa ou como se fosse um aluno problema, sofre discriminação e por vezes imcompreensão. Acompanhar esse aluno pode fazer com que essas habilidades sejam desenvolvidas e não perdidas. Geralmente a criança ou adulto superdotado tem dificuldade de relacionamentos, de conviver em sociedade. O ambiente familiar também é muito importante. Devemos respeitar o aluno com superdotação ou altas habilidades, deixar que ele próprio desenvolva sua identidade é uma forma de respeitá-lo.

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  9. Acredito que as crianças superdotadas devem receber um auxílio diferenciado das outras , por que elas tem mais capacidade de aprender as coisas. Os pais e professores devem observar as atitudes das crianças e tentar buscar maneiras que levem a criança a aproveitar sua capacidade.
    A escola deve proporconar ao aluno maneiras que faça a criança desenvolver a superdotação sem traumas , observar a criança e repassar aos pais a situação e tentar revolver da melhor maneira.

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  10. papael da escola na educação dos superdotados
    A escola possui um papel de suma importância na educação dos superdotados. Como espaço de troca e aprendizagem, constitue-se em um ambiente propício para um desenvolvimento saudável de uma criaça superdotada.
    O sperdotado possui muitas potencialidades as quais, precisam ser desenvolvidas. Se a escola atender à essas necessidades as potencialidades serão utilizadas para desenvolver e atender as necessidades do superdotado. Como o exemplo de Fernandinho Beiramar, no texto do grupo que falou sobre superdotação, traz um caso de superdotado que não teve uma boa educação que permitisse um bom uso de suas potencialidades. Aí está a importância da escola e da família do superdotado: desenvolver de maneira saudável essas habilidades.

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  11. A escola como formadora cognitiva e principalmente do carater cidadão, tem um papel essencial na identificação dessas personalidades, de altas habilidades e superdotação. Essa identificação se torna real quando na escola atuam profissionais capacitados para desenvolver esse papel essencial de apoio, e encaminhamento à crianças que desenvolvam tais bilidades e capacitades diferenciadas, só assim esses não estarão a mercê do abandono e desamparo diante de sua condição.

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  12. Do meu ponto de vista a escola não está preparada para identificar os alunos que tem altas habilidades ou são super dotados, pois o que existe são belos discursos que ficam resumidos em versos bonitos. Assim, os alunos deixam de ser estimulados e terem essas habilidades devidamente acompanhadas e desenvolvidas, sendo muitas vezes usadas de maneiras negativas, como é o caso do Fernandinho Beiramar e do Marola. Os professores deveriam receber uma melhor orientação para perceber essas altas habilidades e trabalhá-las de maneira interativa na sala de aula. A realização de projetos que estimulem o desenvolvimeto destas habilidades de forma positiva e a constante interação dos alunos com estas hablidades com os demais colegas é a forma mais satisfatória de evitar que eles sigam um caminho que, na maioria das vezes, não tem volta.

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  13. CINDIA
    É fundamental a percepção das habilidades desde os primeiros aspectos demonstrados pela criança. Porém me pergunto se esta tarefa não seria mais "um peso nas costas" do professor.
    Nisto envolve-se um conjunto de responsabilidades que, na maioria das vezes, não dão conta de preparar ou contribuir para o bom desempenho e uso das habilidades apresentadas. O resultado é a desmotivação e frustação do aluno.

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  14. (Eliziane - Pedagogia - T04 - NOTURNO)
    Na minha opinião, o papel da escola ainda está nas sombras, a escola deveria ser luz como a sabedoria para abrir portas, passar por entre as frestas e fazer germinar a boa semente. Mas não é só isto; também depende do olhar do semeador, como futuros professores iremos desempenhar este papel, precisamos ter o cuidado com a semente e com a terra. A semente é a criança e a terra é o que iremos lhe proporcionar para que tenha o prazer em aprender. Se tivermos no nosso meio uma criança superdotada e nada fizermos para ajudá-la será como deixar a semente germinar entre os espinhos, ou deixar crescer no meio das pedras, com o tempo ela irá morrer. A morte poderá ser considerada o crime, ou outra forma ilícita de se viver ou de desperdiçar o seu talento.
    Posso estar enganada, não consigo concordar com o que diz a Drª. Maria Clara Sodré, sabemos que no Brasil a polícia se vende e inclusive no governo tudo termina em “pizza”, é o fato do Fernandinho ser considerado um superdotado, até é interessante o conceito dela, mas não aceito desta forma. Para mim, ele desenvolveu esta capacidade através do meio e com as pessoas as quais conviveu. Se o número de alunos em uma sala de aula fosse menor e os professores fossem mais dedicados, interessados e criativos, com certeza haveriam muitos superdotados no mundo, se todas as crianças tivessem as mesmas condições de aprendizagem também. Por isto, é necessário um excelente critério de análise antes de afirmarmos quem é ou quem não é superdotado, porque atualmente, no mundo onde a tecnologia está muito mais presente que tempos atrás, muitas vezes o que falta é um profissional bem capacitado para avaliar e conseguir trabalhar, bem informado para responder as dúvidas da criançada que chega em sala de aula com uma grande bagagem de informações dos meios de comunicações e as novidades encontradas pelo acesso no mundo virtual.

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  15. Belas opinioes a respeito de dotados e talentosos, mas....todos elesdizem de escolas e professores despreparados etc...e ai o que fazer para preparar escolas e professores ? quem sabe um salários digno, mas só isso não funcionaria, quem sabe escolas com infra-estruturas adequadas e pessoal que dê suporte técnico ?

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  16. Gostaria de saber como trabalahar , estrategias de atividades grupal e atividades individuais com dotados e talentosos.
    Carlos estudante de Pedagogia S.J. Campos -SP

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